sexta-feira, 24 de junho de 2011

Prazo de Validade

Na última semana a Vigilância Sanitária (VS) retirou das prateleiras de um supermercado em Lages 49 bombonas de água de 20 litros cada, que estavam com os prazos de validade vencidos.
O estabelecimento foi notificado e os produtos serão recolhidos na próxima semana. As fiscalizações serão intensificadas a partir desta segunda-feira (2).
O comerciante Pedro Klein usa duas bombonas de água por mês em sua empresa. Segundo ele, ao comprar, nunca verificou a data de validade do vasilhame.
“Eu sei que tem um prazo, mas nunca olhei porque confio na empresa que vem na minha loja trazer aágua”, conta.
O que Pedro e muitos outros consumidores não sabem, é que desde 2008, uma portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determina que estes vasilhames devem ser descartados após três anos de uso.
Através de uma denúncia anônima, a Vigilância chegou ao estabelecimento (que não foi revelado pelo órgão) que estava irregular e comercializava as bombonas sem validade.
De acordo com a gerente da VS em Lages, Regina de Souza Oliveira Martins, o estabelecimento foi autuado, os produtos estão lacrados no local e serão recolhidos das prateleiras na próxima semana.
Ela afirma que o responsável pelo supermercado foi encaminhado à Promotoria de Defesa do Consumidor e pode até responder um processo administrativo.
“Ele recebeu um auto de intimação e a responsabilidade pelo produto vencido que está lá, é toda dele”, comenta.
Segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as bombonas resistem por até três anos aos desgastes com limpeza, estocagem e transporte.
“Quando o limite de uso não é respeitado, pode ocorrer a perda de qualidade e até mesmo acontaminação da água, o que pode trazer problemas para a saúde do consumidor”, explica.

Regina destaca que a data de validade da bombona não é a mesma da validade da água que está no recipiente.
A data de fabricação da bombona é encontrada no fundo do vasilhame e, em algumas embalagens mais novas, há também ao lado, próximo ao rótulo do fabricante, a data de vencimento.
“Nem todos os vasilhames têm data de validade especificada, mas todas têm a data de fabricação e, a partir dela, pode-se calcular o prazo para vencimento”, explica. A validade da água pode ser conferida na tampa que lacra o vasilhame.
A gerente destaca que a partir da próxima segunda-feira (2), a Vigilância Sanitária vai intensificar o trabalho de fiscalização em estabelecimentos distribuidores e comerciais, que vendem produtos do gênero.
“Esta medida será tomada para evitar que vasilhames com validade vencida continuem no mercado”, comenta.
A Vigilância Sanitária, que é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde, recebe em média 35 denúncias de irregularidades por mês.
As denúncias são feitas diretamente na sede da Vigilância, pois o denunciante deve escrever de próprio punho a reclamação, que pode ser anônima.
“O melhor fiscal é o consumidor, que deve verificar o produto na hora da compra e informar quando há irregularidades”, destaca.

Equipe Central Distribuidora de Água

Conheça algumas razões para você beber água:

1. Ajuda as células a metabolizarem a energia dos alimentos.
2. Regula a temperatura do corpo.
3. Desintoxica. A partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente (esse déficit chega a 30% na terceira idade). Como os rins também trabalham menos, deixam de filtrar as toxinas como de...veriam. Assim, o fígado também é prejudicado.
4. Acelera o processo de emagrecimento. Atletas em dieta de redução de calorias queimam gordura mais rápido e libera se assim uma quantidade maior de resíduos para os rins. Como a água é um excelente diurético, limpa estes órgãos, evitando doenças, como pedras e cistites.

Equipe Central Distribuidora de Água

Quantos copos de Água você já bebeu hoje?


Não espere a sede bater para tomar água, faça ela fazer parte de sua rotina.
Tomar um copo de água em jejum fluidifica os ácidos acumulados no estômago durante a noite e estimula o funcionamento do intestino.
· Manter várias garrafas de água sempre cheias na geladeira.
· Pedir água nos restaurantes. Como ela não tem gosto, não interfere no sabor dos alimentos. Muito pelo contrário. Aprimora o paladar.
· Beber um copo de água ao final das refeições facilita a digestão.
· Mantenha uma garrafa de água no carro.
· Tome água sempre que sair ou chegar em casa, no trabalho, na academia, em todos os lugares.
  E nunca esqueça de pedir a reposição de sua água pelo telefone. 51 3037.5100

Equipe Central Distribuidora de Água

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ligue e peça sua reposição!

Central Distribuidora Exclusiva Fonte da Lomba


(51) 30375100 - (51) 30375105

Água Mineral de Puro LUXO!!

Apesar do nome, a água mineral Fillico Beverly Hills é japonesa, vinda diretamente dos mananciais de Kobe. As luxuosas garrafas são feitas de vidro fosco e enfeitada com cristais Swarovski. Para dar o retoque final, a tinta utilizada para as inscrições tem partículas de ouro. Cada uma destas garrafas custa 100 dólares, mas o preço poderá subir para o dobro se preferir uma garrafa com a coroa de prata ou coroa de ouro. (na foto mostra duas versões, o rei e a rainha). A bebida é vendida apenas em locais selecionados, e já é a água mineral mais pedida no hotel Ritz Carlton, de Tóquio

Atenção! Sua Bombona de 20 litros tem validade de 3 anos.

AGORA É LEI... Muitos ainda não sabem, mais todos os garrafões retornáveis tem prazo de validade de 3 anos independentemente da matéria-prima utilizada nele.
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em seu Artigo 5º, estabeleceu que os garrafões retornáveis de 10/ 20litrosl, passarão a ter validade de 03 anos de vida útil.
Agora que você já sabe dessa LEI, poderá comprovar se a empresa que fornece água no seu comércio ou residência esta realmente se importando com sua saúde. Nós da Central Distribuidora de Água estamos preocupados e sempre mantemos nosso estoque com garrafões novos.

Água dá volume e saciedade

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). Assim, a ingestão de água ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a “fome”.
Água evita a retenção de líquidos
Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.
Equipe Central Distribuidora de Áua

Resolução 32/2010 Sobre transportede bombonas de água e gás.

Conforme resolução 32/2010 do Conselho Estadual de transito o transporte de bombonas de água somente podem ser transportados em triciclos ou com o auxilio de sid-car. Porém muitas empresas por desconhecimento da lei ou negligência, não cumprem a lei.
Pensando nisso a Central Distribuidora de Água se adiantou e ja possui seus veiculos dentro dos padrões exigidos.
 
Equipe Central Distribuidora de Água


Vídeo Institucional da Fonte da Lomba - Novo Hmaburgo - RS

Produção de água em 5 Litros na Fonte da Lomba em Novo Hamburgo/RS

Porque a água mineral fica verde?


Muitos consumidores têm problemas sobre o por que sua água mineral fica verde, o problema é mais comum do que se pensa.
Recomendamos que a sua água mineral não fique exposta à luz solar direta ou fonte luminosa. A exposição do produto nessas condições pode acarretar a proliferação de algas alterando a cor da água que se torna amarelada ou esverdeada.
Essas mesmas condições devem ser observadas pelo consumidor no armazenamento do produto em sua residência. Essas algas não são patogênicas, isto é, não causam doenças, mas tem um aspécto desagradável e não devem ser consumidas.
Elas podem ser provenientes do ar ambiente, dos garrafões e dos próprios bebedouros, mas a condição imprescindível para seu crescimento é a presença de luz direta sobre o garrafão. Garrafões expostos em postos de gasolina e em frente a lojas são um grande problema, por isso todos devem ser orientados corretamente.